dieta paleodieta paleo artigosResistência à insulina

Como melhorar a sensibilidade a insulina para emagrecer

Como diminuir a insulina
Notice: Undefined index: google-plus in /customers/4/f/9/paleomenuapp.com.br/httpd.www/wp-content/plugins/social-pug/inc/functions-frontend.php on line 307

Compartilhe

Como melhorar a sensibilidade a insulina para emagrecer

O que é insulina?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem por função "levar" o açúcar para dentro da célula. Quando há o aumento de açúcar no sangue o corpo começa a produzir e secretar insulina, em resposta ao excesso de açúcar o fígado começa a convertê-lo em glicogênio. O glicogênio é uma fonte de energia que pode ser convertida novamente em glicose, quando necessário ele é armazenado no fígado e nas células musculares.

A insulina ainda é responsável por evitar que o corpo utilize a gordura como fonte de energia. Então em situações em que há baixa secreção da insulina a glicose não é absorvida pelas células e foçando assim o corpo a usar a gordura como fonte primária de energia.

Na dieta tradicional há um excesso de consumo de carboidratos e farinhas refinadas que resulta em constantes picos de insulina podendo tornar as células resistentes favorecendo doenças como, obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, síndrome dos ovários policísticos entre outras.
A dieta paleo em associação com uma dieta de baixo consumo de carboidratos, como a low carb, é ideal para manter o níveis baixos de insulina.

 

Algumas dicas que podem auxiliar a melhorar sensibilidade a insulina

O vinagre de maçã: É eficaz na prevenção de picos de insulina.

Canela: também é eficaz na diminuição de picos de insulina no sangue

O chá verde: reduz significativamente a absorção de glicose pelo tecido adiposo, e estimula a captação de glicose no músculo.

Evite açúcar! Todo tipo de açúcar deve ser evitado para que a insulina baixe.

Evite carboidratos refinados! Farinhas de todos os tipos devem ser evitados.

Exercícios físicos regulares: Tem a capacidade de alterar a secreção dos hormônios e consequentemente reduzir a resistência insulínica e regular o açúcar no sangue, pois muda a forma que o corpo utiliza o açúcar.

E a prática do jejum intermitente. Há diversos estudo que comprovam sua eficacia no tratamento de inúmeras doenças inclusive quanto a resistência a insulina. Abordaremos este assunto nos próximos posts.

 

Caso queira se informar mais, separei alguns links de vídeos e do podcast Tribo forte que abordam com profundidade o assunto. 

Podcast Tribo Forte Podcast #22 

Canal dr. Juliano Pimentel : Como diminuir a insulina do corpo 

Sobre jejum Intermitente:

Canal Emagrecer de vez : Jejum Intermitente (Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Isso)

Canal dr. Juliano Pimentel: O Guia Definitivo Do Jejum Intermitente Para Iniciantes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *