Sobre a Dieta Paleo

A dieta Paleo é mais que uma dieta, é um estilo de vida que tem como objetivo uma alimentação natural e saudável, livre de comidas processadas industrialmente.
O ideal da dieta Paleo deve ser uma alimentação rica em gorduras boas, moderada em proteínas animais e baixa a moderada em carboidratos.
É saudável o consumo de gorduras saturadas como óleo de coco, manteiga ou manteiga ghee. Óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de macadâmia e a gordura natural dos cortes de carne também compõem as fontes de gorduras saudáveis e naturais.

A transição para a dieta paleo pode ser difícil, o mais adequado é encontrar um método que seja eficaz para você.

A adaptação vai muito além do consumo de alimentos permitidos ou não na dieta paleo, passa inclusive por um processo de reformulação da maneira que você está acostumado a fazer suas compras e planejar suas refeições.O que você precisa ter em mente é que existem muitas formas de adaptar a dieta paleo a sua rotina, por mais corrida que ela seja.

Buscar informações sobre a dieta, Consultar e seguir nutricionistas, coaches, instusiasta da dieta paleo,lerlivros e artigos científicos ajudam a entender melhor os benefícios desta dieta e principalmente entender que ela não é uma dieta “da “moda” e sim um estilo de vida saudável que trará inúmero benefícios para sua saúde.

Dieta Paleo

O grande desafio inicial é ter força de vontade para mudar seus hábitos alimentares, a partir do momento que você se concientizar e progredir nessa mudança, os resultados logo aparecerão seja no peso, ou na melhora da sua saúde.Aos poucos será uma rotina normal e automática em sua vida, como se você tivesse sempre se alimentado desta maneira.

Para facilitar, é importante que você ache uma estratégia de transição que funcione para você, seja iniciar na dieta mudando radicalmente seus hábitos, ou ir mudando aos poucos.

Nosso corpo pode obter energia através de carboidratos ou gorduras, e geralmente há um período para o corpo começar a usar a gordura como fonte de energia.
Você passará por um período de “desintoxicação” que pode vir acompanhado de alguns desconfortos físicos até que seu corpo se adapte, porém caso sinta dores de cabeça, tenha problemas digestivos ou exaustão, por um período prolongado de tempo, alguma coisa está errada

Quanto comer?


É importante ter um balanço na alimentação, muitas pessoas entendem que se algo é saudável logo podem comer em abundância. Isto está totalmente equivocado, nada deve ser consumido em quantidades exageradas. Você deve estar atento para uma composição balanceada entre fome e suas necessidades energéticas assim você poderá comer até que se sinta satisfeito e sem exageros.

De modo geral podemos dizer que seu prato de comida, em uma refeição ideal paleo, será composto de:

½ à 1/3 do seu prato deve ser composto de vegetais, eles fornecerão importantes nutrientes e fibras.
¼ à 1/3 do seu prato deve ser composto por carnes ou ovos, fontes de proteínas, ajudam a construir músculos fortes e controlam a fome proporcionando saciedade.
Gorduras saudáveis incluídas em todas as refeições ajudarão a dar saciedade.
E opcional( não precisam ser ingeridos em todas as refeições); pequenas quantidades de frutas, nozes e vegetais ricos em amido como batata-doce, uma quantidade que se encaixe em suas necessidades.